Pular para o conteúdo principal

Origem da equação de 2º grau

A origem da equação de segundo grau - resumo 

Lara Araújo (9º Ano)



  • A equação de segundo grau que conhecemos atualmente, é, na verdade, resultado de diversas transformações e de vários estudos. 
  • O começo dessa história, vem desde aproximadamente 1950 a.C., quando surgem papiros como o Papiro de Berlim, escrito pelos egípcios. Esse povo compôs grandes avanços iniciais para a resolução da equação de 2º grau. Encontra-se, por exemplo, no Papíro de Kahun, o método da falsa posição na resolução de uma equação, hoje escrita x² + y² =K, sendo K um número positivo; esse método foi desenvolvido pelos egípcios para a resolução da equação de 1º grau. 
  • Já na Mesopotâmia, o primeiro registro com resolução de problemas que envolviam a equação de 2º grau, data de 1700 a.C. Esse registro foi feito numa tábua de argila através de palavras.
  • Foi na Grécia, finalmente, que se encontra soluções das equações de 2º grau. Essa civilização desenvolveu um tratamento geométrico de diversos problemas matemáticos, e entre eles, a equação de segundo grau. 
  • Por último, e não menos importante, foi Bháskara, matemático, professor, astrólogo e astrônomo, que trouxe as respostas das perguntas de seus antecessores, dando a solução geral da equação x²-1+py² e de outras equações diofantinas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Civilização asteca: religião, arquitetura, arte, agricultura, etc.

Povos astecas - resumo.  Lara Araújo 9º ano Quando se fala em “astecas”, refere-se ao povo destinado à guerra, que habitaram a atual região do México, entre os séculos XIV e XVI. A sociedade asteca era fortemente hierarquizada, sob os comandos de um imperador, chefe do exército. A maior parte da população, como é de se esperar, tinha como componentes, a maioria, camponeses, trabalhadores, artesãos.             Se hoje temos grandes e desenvolvidas técnicas agrícolas, isso se dá graças a esse povo, que trouxe avanços úteis na área da agricultura, como por exemplo, obras de drenagem e ilhas de cultivo onde eram plantados tomates, pimenta, milho, entre outros produtos. As sementes do cacau que plantavam eram usadas como moeda para a população.             Não só na agricultura como também no artesanato, esse povo era demasiado desenvolvido para o tempo em que ex...

Teoria dos conjuntos (matemática) - resumo

Teoria dos conjuntos numéricos Resumo Lara Araújo 9º ano Bem, pra começar a falar sobre teoria dos conjuntos, que é um assunto básico da matemática devemos entender o que é um conjunto. Como "conjunto" compreende-se um grupo de pessoas, objetos, números etc.  Os conjuntos, nesse assunto, são: Números naturais (N); Números inteiros (Z); Números racionais (Q); Números irracionais (IR); Números reais (R). Um por um, então: Os números naturais são aqueles que usamos no fundamental, os mais conhecidos e utilizados. Eles começam do 0, ou seja, não são negativos e também não são compostos de dízimas (as dízimas se encaixam num outro conjunto). Exemplos de números naturais:  0, 1, 2, 3, 4...  Esse é o símbolo do conjunto dos números naturais. Os números inteiros são o conjunto que inclui os números naturais, já falados, e também os números negativos, ou seja, abaixo de 0. Sendo assim, o conjunto dos números inteiros inclui o conjunto dos números...