Pular para o conteúdo principal

Civilização asteca: religião, arquitetura, arte, agricultura, etc.


Povos astecas - resumo. 
Lara Araújo
9º ano


Quando se fala em “astecas”, refere-se ao povo destinado à guerra, que habitaram a atual região do México, entre os séculos XIV e XVI. A sociedade asteca era fortemente hierarquizada, sob os comandos de um imperador, chefe do exército. A maior parte da população, como é de se esperar, tinha como componentes, a maioria, camponeses, trabalhadores, artesãos.
            Se hoje temos grandes e desenvolvidas técnicas agrícolas, isso se dá graças a esse povo, que trouxe avanços úteis na área da agricultura, como por exemplo, obras de drenagem e ilhas de cultivo onde eram plantados tomates, pimenta, milho, entre outros produtos. As sementes do cacau que plantavam eram usadas como moeda para a população.
            Não só na agricultura como também no artesanato, esse povo era demasiado desenvolvido para o tempo em que existiram. A confecção de tecidos, objetos de ouro e prata, pinturas em artigos, etc. eram exemplos do bom manuseio com o artesanato e a arte do povo asteca.
            Em relação à religião, os astecas se caracterizavam como politeístas, ou seja, que cultuavam e acreditavam em vários deuses. Esses deuses eram diretamente ligados aos elementos da natureza, por exemplo, chuva, sol, trovão e lua.
            Os astecas também desenvolveram diversos conceitos matemáticos e astronômicos, além da famosa arquitetura desse povo; construíram pirâmides para cultos religiosos e sacrifícios humanos. Eram feitos, os sacrifícios, em datas específicas em homenagem aos deuses. Os astecas acreditavam que com esses sacríficos humanos, poderiam deixar os deuses mais calmos ou felizes.
            Os astecas são considerados, dentre os povos da América pré-colombiana, os mais desenvolvidos e poderosos. Esses, eram índios, que foram para o Vale do México, na ilha do Lago Texcoco. São de uma região dos Estados Unidos, onde viviam como nômades. Foram os últimos a chegarem no planalto mexicano, ficaram no local, misturaram-se com os toltecas e constituíram, assim, o seu império.
O centro do império era a cidade de Tenochtetlán, que hoje é a cidade do México. Cada cidade-estado tinha um rei, mas na época da ocupação espanhola, os indígenas obedeciam apenas a Montezuma, um imperador asteca. Essa sociedade era claramente muito organizada.
A organização militar asteca era muito desenvolvida, comandavam todo o império através da capital da sociedade. A língua oficial desse povo era a nauatle, e tinham suas aparências no mesmo padrão: pele escura, fortes, cabelos curtos,.
Como hierárquicos que eram, o governo dos astecas era regido por monarquia, ou seja, de forma hereditária, e a população eram dividida pelas seguintes classes sociais:  nobres, soldados, trabalhadores e comerciantes (praticavam comércio com outros povos). Na base da pirâmide de organização dessa sociedade, estavam os escravos e servos, no meio as famílias das casas grandes, e no topo, claro, a nobreza dessa sociedade.
Na arquitetura, sua fama se dava pelas grandes pirâmides e templos sagrados cheios de escadas, arcos de pedras, ruas pavimentadas. Os templos dos astecas tinham bases quadrangulares e no topo possuíam a pedra para os sacrifícios. Grande marca desses templos era a decoração com imagens de animais simbólicos. Assim como os egipcios, e povos antigos, retratavam seu cotidiano em todas as formas de arte.
Os espanhóis, que queriam ampliar a cidade capital dos astecas, aterraram o lago Texcoco, fazendo ali um solo extremamente frágil. A terra não pode suportar o peso de novas construções, ou seja, a Cidade do México tem um dos piores solos do mundo para se construir. Todas as edificações sofrem nas estruturas.
A sociedade era muito livre, havia oportunidade até de ocorrer mobilidade social dentro do império asteca. As baixas camadas poderiam, por exemplo, chegar a postos militares. Com dedicação conseguiriam chegar até a serem supremos Sacerdotes.
Na religião asteca, ainda, acontecia um ritual de sacrifício que consistia em: o mais bravo dos prisioneiros de guerra era sacrificado a cada ano. No dia de sua morte, ele tocava flauta no cortejo. Sacerdotes e quatro moças eram seus acompanhantes.
Em 1519, Hermán Cortés saiu da ilha de Cuba para saquear a civilização Asteca. Fernão Cortez dominou os astecas em 1519, se passando pelo deus branco que era esperado pelo povo.













Fontes virtuais:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Origem da equação de 2º grau

A origem da equação de segundo grau - resumo  Lara Araújo (9º Ano) A equação de segundo grau que conhecemos atualmente, é, na verdade, resultado de diversas transformações e de vários estudos.  O começo dessa história, vem desde aproximadamente 1950 a.C., quando surgem papiros como o Papiro de Berlim, escrito pelos egípcios. Esse povo compôs grandes avanços iniciais para a resolução da equação de 2º grau. Encontra-se, por exemplo, no Papíro de Kahun, o método da falsa posição na resolução de uma equação, hoje escrita x² + y² =K, sendo K um número positivo; esse método foi desenvolvido pelos egípcios para a resolução da equação de 1º grau.  Já na Mesopotâmia, o primeiro registro com resolução de problemas que envolviam a equação de 2º grau, data de 1700 a.C. Esse registro foi feito numa tábua de argila através de palavras. Foi na Grécia, finalmente, que se encontra soluções das equações de 2º grau. Essa civilização desenvolveu um tratamento geométrico de diversos problemas ma

Notação científica - resumo

Notação científica  Resumo por Lara Araújo  9º ano.  O que é a notação científica?  Um número de  1 a 9 ,  vezes 10  elevado a  qualquer número inteiro.  É a técnica de escrever números reais pequenos ou grandes usando uma potência de base dez. Anota aí a fórmula: A·10 n  Sendo  A  um número de 1 a 9 e  n  qualquer número inteiro.  Nessa fórmula,  A  é chamado de mantissa ou  coeficiente , e  n  é chamado de  expoente  ou ordem de grandeza. Exemplos de transformação para notação cientifica:  14000000 = 1,4·10 7 ·         Transformando o número em notação científica: Coeficiente: O coeficiente é encontrado ao posicionarmos a vírgula à direita do  primeiro algarismo significativo do número . Vamos usar o exemplo  0,00046  Considerando que 4 é o primeiro algarismo significativo (que não é 0) do número, deslocamos a vírgula para sua direita.  Nesse caso, então, nosso coeficiente seria  4,6 .  Depois de descoberto o coeficiente, o núme